Aeroporto Internacional
Dr. António Agostinho Neto

O novo hub de aviação em África

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) é um aeroporto moderno, projectado para atender às demandas crescentes de transporte aéreo em Angola. Na sua fase actual, o AIAAN tem a capacidade de movimentar até 15 milhões de passageiros por ano e manusear até 130.000 toneladas de carga anualmente.

Concebido para acomodar aeronaves de grande porte, incluindo o Airbus A380, o AIAAN está equipado com infraestruturas de ponta para garantir uma operação eficiente e segura, oferecendo uma experiência de viagem confortável e moderna aos seus usuários.

10 Milhões

O AIAAN tem a capacidade de movimentar 10 milhões de passageiros internacionais anualmente

5 Milhões

O AIAAN tem a capacidade de movimentar 5 milhões de passageiros domésticos anualmente

130 Mil

O AIAAN pode manusear até 130 mil toneladas de carga anualmente

Terminal de Passageiros

O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é projectado para oferecer uma experiência de viagem eficiente e confortável, com instalações modernas e bem equipadas.

O terminal de passageiros está dividido em três terminais: dois internacionais, um dedicado à companhia de bandeira e outro para as demais companhias aéreas, e um terceiro terminal para voos domésticos e regionais. 

Balcões no terminal de passageiros

Balcão de check-in

Serviços de migração

Transferência internacional/doméstico

4 ilhas com 62 balcões

4 Ilhas com 62 balcões no terrminal internacional

2 Ilhas com 32 balcões no terminal doméstico

Terminal internacional

26 balcões + 10 passa fácil para embarque

26 balcões + 10 passa fácil para desembarque

Terminal doméstico

14 balcões para embarque

4 balcões para desembarque

Serviços de alfândega

4 Ilhas com 62 balcões no terrminal internacional

2 Ilhas com 32 balcões no terminal doméstico

Serviços de Segurança

14 balcões para embarque

4 balcões para desembarque

Comodidades

Tapetes rolantes de bagagem

Terminal internacional - 6 tapetes + 1 oversize

Terminal doméstico - 3 tapetes + 1 oversize

Espaços comerciais

1 Duty Free Shop com 1825 m²

10 lotes para lojas, restaurantes e cafés

1 epaço para culto ou oração

Área de serviços

1 hotel com 53 quartos e 1 café

Lote de 12125 m² para escritórios

2 centros de 1º socorros

Parque de estacionamento para 1650 viaturas

Área CIP

Terminal internacional - 22 salas

Terminal doméstico - 3 salas + 1salão comum

7 Lounges

Terminal internacional - 5 lounges

Terminal doméstico - 2 lounges

Pistas e placas

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) está equipado com duas pistas paralelas de alta capacidade, projetadas para acomodar aeronaves de grande porte, incluindo o Airbus A380. A primeira pista tem 3.800 metros de comprimento e a segunda mede 4.000 metros de comprimento, ambas com taxiways paralelos e saídas rápidas para optimizar o fluxo de tráfego aéreo. O aeroporto também conta com amplas placas de estacionamento, capazes de atender a múltiplas aeronaves, além de áreas dedicadas à manutenção, carga e isolamento, assegurando a eficiência e a segurança das operações.

Placas do Aeroporto

Placa de estacionamento

31 posições em manga (19 equipadas na primeira fase) sendo:

2 posições CI "F"
10 posições CI "E"
2 posições CI "D"
17 posições CI "C"
7 posições remotas CI "C"

Placa de aviação ligeira

27 posições CI "B"

Placa de manutenção

5 posições CI "E"

Placa de carga

2 posições CI "E"

Ou 1 posição CI "E" e 3 posições CI "C"

Placa de isolamento

1 posição CI "F"

Bombeiros

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está equipado com duas estações de bombeiros, uma principal e outra satélite, garantindo uma resposta rápida e eficiente a emergências.

A Estação Principal conta com uma infraestrutura moderna de dois pisos, que inclui 8 salas de serviços, uma garagem com capacidade para 8 camiões de bombeiros, 8 poços de descida de emergência, 14 dormitórios com capacidade para 52 camas, uma sala de controle de combate a incêndios, além de áreas de apoio como salas de visitas, sala de reuniões, sala de entretenimento, refeitório/cozinha, lavandaria e arrecadação.

Já a Estação de Bombeiros Satélite está equipada com salas de serviços, uma sala de monitoramento de equipamentos, áreas de apoio, uma garagem com capacidade para 4 camiões de bombeiros e 1 veículo de controle, oferecendo suporte adicional para operações emergenciais no aeroporto.

Terminal de carga

O Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto ocupa uma área de aproximadamente 150.000 m², dividida em dois terminais: um internacional e outro doméstico, com zonas dedicadas à exportação e importação. O segundo piso é reservado para escritórios, abrangendo uma área de 600 m², enquanto o primeiro piso é destinado ao armazenamento, montagem e desmontagem de carga.

As instalações oferecem suporte técnico, áreas públicas, comerciais e até um necrotério, com as seguintes características principais:

  • 11 acessos frontais para entrada e saída de carga.
  • 2 acessos para funcionários com rastreamento de segurança.
  • 5 plataformas de descarga ajustáveis.
  • Áreas internas dedicadas para carga valiosa, carga viva, carga comum e carga perecível.
  • Armazenamento de cargas perecíveis em câmaras frias (congelamento, refrigeração e conservação).
  • Fachada posterior com 6 portas adicionais para entrada e saída de carga.
  • Armazém de mercadorias perigosas com uma área de 600 m², dividido em 9 compartimentos, cada um projetado para diferentes níveis de produtos perigosos.

Torre de Controle

A Torre de Controle do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, com 81,60 metros de altura (distribuídos em 25 pisos), é uma das infraestruturas mais avançadas da região. Projectada para garantir total visibilidade e controle sobre as operações aéreas, a torre conta com 8 posições dedicadas aos controladores de tráfego aéreo, permitindo o monitoramento e a gestão eficiente de todas as decolagens, aterrissagens e movimentações de aeronaves no solo.

Radar Meteorológico

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto está equipado com um radar meteorológico Doppler de dupla polarização, operando na banda C, com um alcance de 400 km. Este sistema cobre uma vasta área, abrangendo desde Cabinda ao norte, Malanje a leste, Benguela ao sul e o oceano Atlântico a oeste.

A principal função desta estação é fornecer previsões meteorológicas de curtíssimo prazo para a região de Luanda, auxiliando a navegação aérea no monitoramento de condições meteorológicas adversas. Além disso, o radar é fundamental para a detecção de fenômenos como cisalhamento de vento, combinando dados das estações meteorológicas localizadas nas cabeceiras das pistas, garantindo uma operação segura e eficiente para todas as aeronaves.

Radar ATC

A Estação de Radar é composto por um edifício de um piso, onde estão localizadas as áreas de serviço, salas de descanso e salas para os diversos equipamentos, além de uma torre de radar com 11 pisos. No topo da torre, encontram-se instaladas as antenas dos radares primário e secundário, em sistemas acoplados, com capacidade de realizar 12 rotações por minuto, completando uma volta em apenas 5 segundos.

A principal função deste complexo é a busca e rastreamento de alvos em um raio de 360º, permitindo o acompanhamento de voos desde a fase inicial até a rota.

  • Radar Primário (PRS Star 2000): Detecta alvos a uma distância de 80 NM (167 km), operando numa frequência de 2.700 a 2.900 MHz.
  • Radar Secundário (SSR RSM970S): Um radar monopulso do modo S com interrogação selectiva, que possui uma cobertura de 250 NM (460 km) e opera numa frequência de 1.030 a 1.090 MHz. Este radar envia sinais de interrogação e recebe dados cruciais das aeronaves, como altitude e identificação etc.

Clínica Aeroportuária

A Clínica Aeroportuária está distribuída em 2 pisos e oferece uma variedade de comodidades para atender às necessidades médicas de emergência e cuidados contínuos. Entre suas principais instalações estão:

  • Sala de emergência
  • 5 salas de isolamento
  • Sala para pequenas cirurgias
  • 4 consultórios médicos
  • Sala de raio-X
  • Laboratório de análises
  • Sala de transfusão
  • 2 salas de observação
  • 3 salas de tratamento
  • Enfermaria com 5 camas
  • Escritórios para médicos
  • Sala de reuniões
  • Refeitório, cozinha e lavandaria

Edifício Serviços Administrativos

O Edifício de Serviços Administrativos do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é composto por 5 pisos, incluindo uma cave destinada ao estacionamento com capacidade para 50 viaturas. O edifício é dividido em dois blocos independentes, com um acesso comum, atendendo tanto à ENNA (Empresa Nacional de Navegação Aérea) quanto aos operadores do aeroporto.

O edifício conta com 78 escritórios, com capacidade para acomodar até 700 funcionários. Além disso, oferece instalações de apoio, como um ginásio para uso dos colaboradores e um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas, ideal para eventos, reuniões e apresentações.

Edifício de Segurança Aeroportuária

O Edifício de Inspeção, Segurança e Controle distribuídos em 5 pisos está projectado para abrigar os órgãos essenciais de segurança e controle, e é fundamental para a gestão operacional e regulatória do aeroporto.

  • O estacionamento subterrâneo tem capacidade para 50 veículos
  • O rés-do-chão é dedicado ao atendimento público, onde estarão localizados os seguintes serviços: Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), AGT, sanidade aeroportuária, agricultura, cultura, polícia fiscal e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), SIC, PGR, que conta com um acesso independente.
  • 1º Andar: Destinado aos SME, AGT, Polícia Fiscal, INIPAT, SINSE, PGR, SIC
  • 2º e 3º Andar: Reservados para as actividades da ANAC.

Centro de Controlo Integrado (CCI)

O Centro de Controlo Integrado (CCI), distribuído em 3 pisos, é o local onde estão instalados os sistemas e equipamentos responsáveis pelo controle e monitoramento de todas as informações do complexo aeroportuário. Além disso, o CCI inclui um centro de formação aeronáutica de última geração. Este centro actua como backup para todos os sistemas instalados no aeroporto, garantindo a continuidade e segurança das operações.

  • Rés-do-chão: Conta com salas técnicas e operacionais, salas para sistemas e equipamentos, um centro de instrução aeronáutica e uma sala de simulador ATC 360º.
  • 1º Andar: Abriga uma sala de imprensa, uma sala de crise e salas de formação.
  • 2º Andar: Dispõe de gabinetes, salas técnicas e um anfiteatro.

Centro de Controlo Regional (CCR)

O Edifício CCR abriga os serviços CNS/ATM-AIM (Engenharia e Equipamentos, Controle de Tráfego Aéreo e Gestão de Informação Aeronáutica), distribuídos em 4 pisos. As principais funções do CCR incluem o Centro de Controlo de Área (ACC), o controle de aproximação para o Aeroporto Internacional de Luanda e o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, além do controle e monitoramento de todo o tráfego aéreo que entra e sai no FIR (Região de Informação de Voo).

  • Rés-do-chão: Localiza-se os serviços de apoio administrativo e o controle de CCTV.
  • 1º, 2º e 3º andares: Acomodam gabinetes de apoio para os serviços técnicos e operacionais, com destaque para os serviços operacionais de controle de tráfego aéreo, centro de informação de voo, controle de aproximação, controle de informações de voo FIR, serviços de busca e salvamento, e gestão de informação aeronáutica.

Terminal de Combustível

O Terminal de Combustível possui uma capacidade total de armazenamento de 19.200 m³ de combustível, com uma capacidade instalada de 13.200 m³ na fase actual. Esta capacidade está distribuída entre 4 tanques de 3.000 m³ cada para querosene de aviação JET A1, 2 tanques de 500 m³ cada para Avgas, 2 tanques de apoio de 100 m³ cada e 2 tanques de resíduos SLOPES de 10 m³ cada.

O terminal também conta com um edifício de gestão e apoio, que abriga um centro de operações e administração dedicado à monitorização, controle e gestão do abastecimento de combustível. Além disso, há uma sala de controle específica para a emissão e recepção de combustível, garantindo a eficiência e segurança no abastecimento das aeronaves.

Institucional

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